Professora da UFPB fala sobre projeto de inclusão voltado para meninas

Por Josenilson Silva – CPJ/UFPB

Igualdade, oportunidade e interação: essas foram as ideias principais da palestra que abriu a manhã no eixo de inclusão digital. O “Meninas em Computação” tem por objetivo disseminar conhecimento para atrair meninas e jovens mulheres a ingressarem em cursos e carreiras relacionadas com as áreas de Ciências da Computação e Engenharia da Computação. Além disso, o projeto ainda oferece ajuda e incentivo para alunas da área de TI.

Já foram realizados 325 projetos no país, sendo 26 deles na Paraíba. O que a professora do Centro de Informática, Josilene Aires coordena foi iniciado no final de 2013, com apenas um bolsista e uma voluntária. No momento, são mais de 10 participantes, que visitam escolas, realizam oficinas e palestras; tudo visando tornar a experiência de entrada e continuação das meninas mais confortável.

A estudante Maria Dayane, é voluntária do projeto e expressou sua opinião sobre ele:  “bastante legal para influenciar as meninas a entrar na área, mas também é preciso ver se a pessoa gosta de trabalhar com isso”.

Embora o encontro tenha sido composto por poucos homens, a palestrante enfatizou a importância da presença deles, “eles desenvolvem um papel essencial nesse processo de inclusão, pois podem ajudar na redução do medo e apreensão por parte das interessadas. Além disso, é importante frisar que o projeto está aberto para acolher e orientar todas as estudantes. 


Contato