Palestra sobre viodeoconferência 4k discute proposta de desenvolvimento digital

José Raimundo e Cláudio Djohnata, pesquisadores do LAVID

Chris Sacramento/CPJ-UFPB

Promover melhorias no sistema de vídeo conferências foi a diretriz da palestra ministrada por José Raimundo e Cláudio Djohnata, pesquisadores do projeto de extensão em aplicações de vídeo digital (LAVID), realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A temática “O uso da videoconferência 4k” foi apresentada ao publico na manhã desta sexta-feira, dia 29, e faz parte das atividades programadas no eixo de Desenvolvimento da EXPOTEC.

A minimização dos custos para produção de conteúdo audiovisual e a democratização do acesso a este material foram itens utilizados como base na explanação. Possibilitando a compreensão dos expectadores a respeito da criação e  desenvolvimento de um ambiente inovador no conceito de vídeo colaboração, recebeu um enfoque especial na apresentação. Baseado na projeção de alternativas que possam transformar o modo de produção atual, José Raimundo, afirma que desta forma os avanços no campo digital serão mais frequentes.

Os estudos promovidos no LAVID servirão, em breve, de exemplo à outras plataformas comunicacionais que dependem do uso da vídeo conferência. “Tendo um pioneiro nacional melhora muito, para que a gente se adeque mais a esta tecnologia, assim seremos os primeiros a usufruir dela”, informou José. Questionado sobre ações de extensão desenvolvidas pelo laboratório, o pesquisador conta que projeto realiza eventos em parceria com outras instituições educacionais.

A EXPOTEC segue em seu terceiro dia de atividades, na programação, o  visitante também encontra maratonas de desenvolvimento e múltiplas oficinas.


Contato