Palestrante apresenta aplicações da visão computacional na ferramenta Tracking.Js

Artur Aquino, engenheiro de software da Liferay

Sara Gomes - CPJ-UFPB

No eixo Web, foi promovida a palestra  O Tracking.Js, uma biblioteca open source que traz diferentes algoritmos e técnicas de visão computacional para o ambiente do browser (web). O palestrante Artur Aquino apresentou o histórico do projeto, as funcionalidades e aplicações dessa ferramenta. Atualmente, é engenheiro de software da Liferay (empresa americana com sede em Recife) que desenvolve também aplicativos para celulares.

Através do uso das especificações recentes do HTML5, o Tracking.Js tem algumas aplicações da visão computacional, entre elas: detector e reconhecimento de faces, realidade virtual por sensor de movimento, o color tracking permite identificar as cores, além  dos robôs autônomos, que são programados para reconhecer objetos.

“A visão computacional tem uma abordagem ampla e muito poderosa, estamos trabalhando para trazer para web, pois a capacidade dos computadores não suportava a demanda computacional que é grande”, declarou o palestrante, que ainda citou algumas características dos algoritmos da ferramenta Tracking.Js como performance rápida, um projeto simples e intuitivo, configuração automática, com formato em 7KB.


Contato