Grupo paraibano relata experiências no desenvolvimento de jogos independentes

Sara Gomes - CPJ/UFPB

Formado em 2014, o Mago Cinzento é um grupo de desenvolvimento de jogos eletrônicos, o indie e-games, constituído por amigos especializados nas mais diversas áreas do conhecimento. Eles foram convidados para falar sobre sua experiência na mesa de diálogo “Equipe multidisciplinar de desenvolvimento de jogos”, na categoria “Games” da Expotec 2015.

Os nove membros são apaixonados por games e quadrinhos, com forte influência cultural na década de 1990. Essa equipe desenvolve jogos de maneira inovadora, com vários elementos da cultura pop Nerd. Com o objetivo de resgatar influências em jogos como Megadrive, Nitendo e Hardcore, através da introdução de novas tecnologias

A palestra foi ministrada por Anderson Phillip (Infra- estrutura de servidores e Hardware),Bruno Elias (Ilustrador e Game Design),Pablo laranjeira(Game design e consultor pedagógico),Marcio Vicente (Design gráfico e produção de arte) e Yargo Tagilia (Filósofo e roteirista). 

A equipe esclarece que o trabalho multidisciplinar é enriquecido pelas diferentes competências dos integrantes, porém a complexidade consiste em conciliar a união da informação, para que seja uma formação plural da equipe. Eles procuram desenvolver jogos sempre pensando na liberdade criativa, como uma forma de expressar sua arte, desde o conceito dos personagens, estética, cenário a escolha da trilha sonora.

Os ouvintes questionaram como funciona a demanda do mercado, Pablo Laranjeira explica que geralmente o cliente já tem a plataforma definido “Recebemos propostas para Desktop, mini-games, jogos educativos ou advergames(publicitários), quem define é o cliente” declarou.

Atualmente a equipe trabalha nos seguintes projetos: Lux, Destiny Hangover, Zaltana, Mecafoca e Fennïr.Esses jogos poderão ser jogados e testados pelo público durante a exposição.


Contato