O uso da videoconferência 4k - Claudio Djohnnatha e José Raimundo

Com os avanços dos meios de comunicação e principalmente da internet, experiências como videoconferências vêm se tornando cada vez mais comuns, aulas podem ser ministradas de maneiras dinânimcas se a necessidade da presença física de médicos, para obter opiniões extras como na telemedicina ou em reuniões e etc. Inerentemente temos os avanços das mídias digitais na qual destacamos a tecnologia 4K, que por sua vez nos leva a questionamentos sobre o que é e onde pode ser usado. Apesar de ser comument visto em TV's, a tecnologia 4K aqui será abordado como uma alternativa para o desenvolvimento de uma aplicação de videoconferência de forma distribuída, visando como um dos principais objetivos o baixo custo em relação ao que é proporcionado pelos hardwares dedicados para manipulação de 4K.


   Claudio Djohnnatha é aluno de Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraiba, desenvolvedor e pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD. Atualmente trabalhando no projeto de videocolaboração 4k.

 

 

 


    José Raimundo é pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD (UFPB), também atua como professor convidado do Centro de Informática Século XXI (CISXXI) e atua como pesquisador e monitor no Projeto Olímpico de Programação (POP) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Possui graduado em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está graduando em Ciência da Computação pelo IFPB e possui formação técnica em informática pelo IFPB.