JCollab: Plataforma de Telejornalismo Colaborativo - Kellyanne Alves - Lavid UFPB

Concepção

A JCollab é uma ferramenta de produção colaborativa de programas jornalísticos para TV organizada a partir de uma rede social. A ferramenta usa a internet e foi desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa LAViD, da Universidade Federal da Paraíba.

Ela é o resultado do projeto de pesquisa JCollab: Jornalismo Científico Colaborativo para TV Digital. O projeto foi aprovado no edital de financiamento do CTIC - Tecnologias e Soluções para Suporte a Conteúdos Digitais, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

Equipe (clique na foto para mais informações)

Guido Guido Lemos Supervisor
Kellyanne Kellyanne Alves Concepção e Coordenação Jornalistica
Fernando Fernando Brito Concepção e Desenvolvimento
Victor Victor Augusto Desenvolvimento

A ferramenta

A ferramenta é um ambiente administrativo e gerenciador que automatiza o fluxo produtivo de uma redação jornalística. Também permite em algumas etapas de produção a colaboração e interação com o público, por meio da rede social.

A JCollab tem um amplo campo de aplicação. No campo profissional, possibilita a organização do trabalho de produção de programas televisivo dos profissionais em empresas de jornalismo e profissionais autônomos. No campo acadêmico, pode ser aplicado como uma ferramenta que facilita a dinâmica em sala de aula e o desenvolvimento de competências a partir do trabalho em conjunto durante o fluxo de produção de um programa televisivo para uma disciplina.

Funcionalidades

  • Votação e sugestão de pautas pela comunidade
  • Ambiente Redação - espaço privado para produção de notícias pelos repórteres e editores da comunidade do telejornal
  • Envio de matérias via rede social e/ou ambiente Redação
  • Videoteca - galeria de vídeos produzidos pela comunidade
  • Interação social
  • Portifólio dos participantes

Manual

O manual da ferramenta está disponível aqui. Algumas novas funcionalidades ainda não estão descritas no manual, mas em breve uma nova versão estará disponível.

Parceiros